O que para já podemos informar, é que as armas têm que estar pintadas e com FPS dentro do legalmente permitido.
Vai haver Inspecção às armas, pois falamos de competição e todos têm que cumprir.
Quanto às bb's usadas...as permitidas são as fornecidas pela organização, que serão 0.20 ou 0.23, ainda a decidir.
Obrigatório protecção ocular. Vestuário a usar é ao critério de cada um, mas o calçado, vamos pedir ao pessoal que use tènispois a competição vai ser indoor (pavilhão).
Prémios para os primeiros três classificados individuais e prémios para os três primeiros classificados por equipas.
Provas cronometradas e pontuadas.
1º TORNEIO ASSOCIATIVO DE TIRO DESPORTIVO/PRECISÃO DE AIRSOFT
- NÚCLEO CATT – AAPG –
REGULAMENTO
1º JOGADORES - Todos os jogadores que queiram participar neste Torneio, têm que estar inscritos numa APD nacional.
2º EQUIPAS – Todas as equipas em competição têm de ter um número mínimo de três jogadores.
3º ARMAS – Todas as armas utilizadas neste Torneio, têm que ter pintura e FPS, dentro do legalmente estabelecido. Nas armas serão permitidos acessórios auxiliares de ponto de mira ou ampliação (Ex: Red Dots, Miras Telescópicas e outros similares).. Cada jogador poderá apresentar duas armas para utilizar no Torneio, que utilizará da forma que achar melhor e na prova que decidir, é opcional. São permitidas armas de mola, eléctricas e gás.
4º VESTUÁRIO/PROTECÇÃO – Durante todo o Torneio, é obrigatório o uso de óculos de protecção. Relativamente à indumentária, é obrigatório o uso de ténis e roupa desportiva (excluí o uso de camuflados).
5º MUNIÇÕES/BB’S – As bb’s utilizadas durante todo o Torneio serão as fornecidas pela organização, que poderão ser gramagem 0.20 ou 0.23.
6º PRÉMIOS – Serão atribuídos prémios ao 1º, 2º e 3º classificados da tabela individual, bem como ao 1º, 2º e 3º classificados da tabela de equipas.
7º PONTUAÇÃO – Todas as provas serão pontuadas da seguinte forma:
• 1º classificado – 8 pontos
• 2º classificado – 5 pontos
• 3º classificado – 3 pontos
• 4º classificado – 2 pontos
• 5º e seguintes - 1 ponto
• Prova não terminada/anulada – 0 pontos
8º TEMPO/CRONOMETRO – Todas as provas serão cronometradas.
9º TABELAS DE CLASSIFICAÇÃO:
• INDIVIDUAL – É a soma dos pontos obtidos por um jogador em todas as provas.
• EQUIPA – É a soma dos pontos obtidos por todos os jogadores da equipa, em todas as provas. No caso das equipas terem diferentes números de jogadores, contabiliza-se os pontos dos melhores três classificados (nº mínimo de jogadores exigido).
• RONDAS – Todas as provas serão repetidas três vezes por cada jogador e ou equipa da seguinte forma:
a) 1ª Ronda – Todos os jogadores completam todas as provas uma vez e no final é elaborada uma classificação.
b) 2ª Ronda – Todos os jogadores repetem novamente todas as provas e no final é elaborada nova classificação.
c) 3ª Ronda – Todos os jogadores fazem novamente todas as provas e no final é elaborada classificação final, onde devem constar as melhoras provas das três rondas (melhor de três).
d) 4ª Ronda – Esta ronda servirá apenas para efectuar desempates de jogadores ou equipas empatadas nos lugares premiados.
10º DESEMPATE – O primeiro critério de desempate será o tempo de prova utilizado, por cada jogador em cada prova. Na classificação final, se existirem empates, os jogadores ou equipas empatados, serão submetidos a repetição de uma prova que servirá para desempate. A prova escolhida para desempate será sorteada, mas realizada em comum pelos jogadores ou equipas a desempatar. A realização desta prova servirá apenas para decidir os lugares premiados.
11º PROVAS – As provas, serão as seguintes:
• TIRO PRECISÃO – Efectuado de pé a 5 metros e a 10 metros, com a arma sem apoio fixo, para alvos pontuados, são permitidos 5 tiros para cada distância (alvo);
• TIRO ALVO MOVIMENTO – Tiro efectuado de pé, com arma sem apoio fixo, à distância de 7 metros, a alvos em movimento, são permitidos dois tiros por alvo;
• TIRO DESPORTIVO – Tiro efectuado em movimento, numa pista de tiro com vários alvos e efectuado em várias posições e a várias distâncias. Alvos pontuados e apenas um tiro por alvo;
• TIRO ALTA PRECISÃO (Tipo Sniper) – Tiro efectuado a alvo de pequenas dimensões, com arma com ou sem apoio fixo (opcional), efectuado deitado ou de pé (opcional), à distância de 10, 15 e 20 metros para alvos pontuados. São permitidos 3 tiros para cada distância (alvo);
• TIRO ÁREAS SELECCIONADAS – Tiro efectuado à distância de 7 metros, de forma instintiva, à ordem do árbitro de prova, para áreas seleccionadas. Jogador inicia a prova com alvos não visíveis;
12º ÁRBITROS DE PROVA – Todas as provas serão acompanhadas por um árbitro de prova, que efectuará o registo do tempo e pontos obtidos por cada jogador, bem como zela pelo cumprimento das regras da prova e Torneio. São os árbitros de prova que dão as vozes com que se iniciam as provas, e que serão as seguintes:
• VOZ DE “PREPARAR” – O jogador depois de colocar a arma em cima da mesa de apoio pronta a fazer tiro, coloca-se no ponto de partida da prova;
• VOZ DE “TIRO” – O jogador após receber a indicação do árbitro, carrega no cronómetro que se encontra na mesa de apoio junto da arma e à vontade pode fazer tiro;
13º MODO DE TIRO – Durante todo o Torneio, apenas será permitido o modo de tiro a tiro, mesmo para armas cuja sua natureza permita tiro de forma automática (rajada).
14º FIM DE PROVA – O fim de cada prova é dado pelo jogador, que quando terminar a prova, se dirige à mesa de apoio, coloca novamente a arma em cima da mesma e carrega novamente no cronómetro para finalizar a contagem do tempo.
15º PROVA ANULADA – Cada prova anulada não é pontuada (ver ponto 7). As provas poderão ser anuladas, devido a faltas cometidas pelos jogadores. Consideram-se faltas as seguintes infracções:
• Tiro em rajada;
• Tiro fora das áreas delimitadas;
• Tiros efectuados além do limite estabelecido para aquela prova;
• Desobediência às instruções do árbitro de prova.
16º DESCLASSIFICAÇÃO – Um(a) jogador/equipa, podem ser desclassificados do Torneio, caso infrinjam o regulamento do Torneio, bem como cometam as seguintes infracções:
• Violação das regras de segurança;
• Tiro fora das zonas marcadas/sinalizadas;
• Alteração dos FPS das armas utilizadas no Torneio;
• Desrespeito por árbitro, membro da organização ou jogador/equipa em prova;
• Outras situações, que prejudiquem o bom funcionamento do Torneio;
17º ÁREAS DAS PROVAS – As áreas de realização das provas, vão estar devidamente identificadas e nessas zonas apenas é permitida a permanência dos árbitros e dos jogadores que estiverem a realizar as provas ou que tenham sido chamados por estar a chegar a sua vez de as realizar.
18º ÁREA DE ESPERA – Os períodos entre provas/rondas, vai estar devidamente identificado e será nesta zona que todos os jogadores deverão aguardar a sua vez de realizarem as provas.
19º ZONA DE COMPETIÇÃO – Consideram-se zonas de competição, as áreas de prova, áreas de espera, bem como outras áreas criadas para afinação/reparação de armas, desde que devidamente identificadas. As armas escolhidas e registadas para o Torneio, não podem abandonar a zona de competição, correndo o jogador ou equipa que o fizer, o risco de não poderem utilizar a arma que infringir esta regra.
20º REGRAS DE SEGURANÇA – Consideram-se regras de segurança, todas as regras deste Regulamento, bem como:
Proibido o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, durante todo o Torneio;
Proibido fazer tiro fora das zonas sinalizadas.
21º ENTREGA DE PRÈMIOS – A entrega dos prémios, será efectuada após a apresentação da classificação final.
22º SITUAÇÕES EXCEPCIONAIS – Todas e quaisquer situações aqui não mencionadas e que queiram reportar antes, durante ou após o Torneio, deverão ser comunicadas à Organização, que depois de avaliadas, tomará uma decisão.
Todas as inscrições poderão ser feitas até à data de 20 de Março.
No acto da inscrição deverão mencionar os seguintes dados:
Nome completo (jogador individual) ou Nome da equipa
Data Nascimento (jogador individual e equipa)
Nº de jogadores (apenas para equipas)
Nº Sócio APD (Ex: 120 FPA; 120 APA, etc…)
Localidade:
A inscrição apenas será validada após pagamento da mesma, até o último dia das inscrições.
As inscrições podem ser feitas através de email para
cattairsoft@hotmail.com onde vos será enviada a restante informação quanto às formas de pagamento.
Mais esclarecimentos poderão consultar
www.catt.com.pt